De 9 de Outubro a 10 de Novembro, a Fernave promove a 4ª edição do curso de Especialização em Gestão Portuária, que terá como Coordenadora Pedagógica a presidente da Associação Portuguesa de Portos (APP) e presidente da Administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira.
O curso visa acrescentar valor às empresas do sector, optimizar capacidades técnicas em gestão portuária e aumentar a competência e a responsabilidade nas actividades profissionais do sector.
Dirigido essencialmente a titulares de cargos directivos, gestores, quadros técnicos com experiência e outros profissionais do sector portuário, o curso dispõe de 12 vagas e tem inscrições abertas até à primeira semana de Outubro. Neste momento, segundo apurámos, estão asseguradas participações de elementos de Portugal, Cabo Verde e Moçambique.
Os temas a ministrar, por um corpo docente prestigiado, incluem estratégia portuária e modelos de gestão, planeamento e infra-estruturas portuárias e sistemas tarifários, logística e inter-modalidade nos portos, direito marítimo e portuário e segurança marítima e portuária. Além disso, está prevista a visita a três portos nacionais.
Nas três edições anteriores, no total, participaram 30 formandos, de Portugal, Cabo Verde, Brasil, Moçambique e Angola.
- Imperioso repensar a formação dos marítimos
- Escola Náutica: a Instituição de Ensino com menor financiamento do Governo
- Formação de marítimos em Portugal em acentuado declínio
- Marinha Portuguesa na 5ª Feira Internacional Trabalhar num Navio
- Ministra do Mar recebeu prémio de antigos alunos da ENIDH
- DGRM forma inspectores de pescas moçambicanos
- Centro Internacional Integrado de Formação e Ensino na Madeira
- Governo irlandês protege trabalhadores da indústria pesqueira