Navio encontrava-se a navegar a 24 milhas a noroeste de Peniche.

Na noite de 27 de Abril o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) e a Força Aérea Portuguesa (FAP) levaram a cabo uma acção de resgate de uma passageira do navio Rotterdam.

A evacuação médica foi efectuada por um helicóptero EH-101 da FAP que transportou a passageira de 78 anos e de nacionalidade holandesa. Esta sofreu uma queda, enquanto estava a bordo do navio que ostenta a bandeira holandesa, o que lhe provou lacerações na cabeça.

A situação levou a que o CODU-Mar determinasse que era urgente a evacuação médica. Após esta informação o MRCC Lisboa solicitou a ativação de um meio aéreo para efetuar a evacuação. O que foi feito, através do recurso ao helicóptero EH-101.

A evacuação da doente foi executada com sucesso pelas 22h20, tendo o helicóptero aterrado no aeroporto de Lisboa e dali foi encaminhada pela equipa Médica do INEM até ao Hospital de Santa Maria.

 O navio, largou de Leixões no dia 27 de abril, tendo como destino o porto de Cadiz (Espanha), onde atraca no dia 28 de abril.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill