Ilhas artificiais Spratly ou Nansha provocam aumento de tensão entre China e Estados Unidos

Os Estados Unidos consideram enviar meios aéreos e navais para o mar do sul da China para pressionar Pequim a recuar nas suas pretensões de alargar a sua soberania territorial às ilhas artificiais Spratly, refere alguma imprensa estrangeira.

De acordo com as mesmas fontes, o Secretário de Estado da Defesa, Ash Carter, terá solicitado opções de vigilância e envio de forças até próximo de 12 milhas náuticas daquelas ilhas construídas pela China. As propostas ainda não foram formalmente apresentadas ao Presidente e a Casa Branca não se pronunciou sobre o assunto.

Washington não reconhece a soberania chinesa sobre todas as ilhas mas tem evitado penetrar na área para evitar uma escalada militar. Pequim recusa as reclamações e reitera a sua soberania sobre as ilhas Nansha, o nome que atribui às ilhas Spratly, cuja construção considera razoável, justificada e legal.

O mar do sul da China é uma das áreas com maior tráfego naval do mundo e as tentativas de Pequim para aumentar o seu domínio na região causam preocupação aos Estados Unidos e a aliados norte-americanos na Ásia, como as Filipinas, que têm interesses na zona.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill