Um navio da Coreia do Norte terá sido identificado a transportar mercadorias ilegais destinadas ao desenvolvimento do programa nuclear do país e um dia depois os Estados Unidos anunciaram sanções a navios e empresas de Pyongyang
Coreia do Norte

Os Estados Unidos impuseram novas sanções a cinco empresas norte-coreanas – Gooryong Shipping, Hwasong Shipping Co, Korea Kumunsan Shipping, Korea Marine & Industrial Trdg e CK International – e seis navios – cinco de carga geral, o Goo Ryong, o Hwa Song, o Un Ryul, Ever Glory, o Ul Ji Bong 6, e o petroleiro Kum Un San – também norte-coreanos, por suspeita de violação das penalizações impostas à Coreia do Norte pelas Nações Unidas, refere o World Maritime News.

O jornal refere também que os Estados Unidos impuseram sanções a nove entidades e 16 indivíduos, bem como ao Ministério da Indústria Petrolífera da Coreia do Norte, que também negoceia crude para o seu país. As sanções proíbem as empresas norte-americanas de realizarem negócios com as organizações visadas e penalizam o envolvimento no financiamento do programa nuclear da Coreia do Norte, refere o Maritime Executive.

Segundo o Maritime Executive, entre as nove entidades sancionadas estão duas empresas chinesas de exportação/importação, a Beijing Chengxing Trading Co. e a Dandong Jinxiang Trade Co.. A primeira, por ter vendido duas toneladas de metais de alta pureza à Coreia do Norte, e a segunda por ter feito negócios com uma entidade norte-coreana relacionada com o programa de mísseis de Pyongyang.

O mesmo meio recorda que no passado, sanções dos Estados Unidos a empresas chinesas motivaram reacções negativas de Pequim, que apelaram a uma correcção da situação, sob pena de as relações bilaterais entre os dois países ficarem prejudicadas.

Quanto aos indivíduos agora sancionados, de acordo com o mesmo meio, são afectados 10 homens de negócios norte-coreanos, acusados de ajudarem o seu país a garantir fornecimento para o seu programa militar. Um deles é acusado de recrutar trabalhadores norte-coreanos para projectos na Abkhazia.

A notícia ocorreu um dia depois do Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês ter informado que um avião patrulha teria avistado um petroleiro com bandeira da Coreia do Norte, o Rye Song Gang 1, numa operação de transferência ilegal de mercadorias com um petroleiro de bandeira dominicana, o Yuk Tung. Ainda para mais, sendo o Rye Song Gang 1, um dos navios colocado na lista negra pela Administração Trump em Novembro de 2017, juntamente com outros 19 navios de bandeira da Coreia do Norte.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill