Os Estados Unidos impuseram novas sanções a cinco empresas norte-coreanas – Gooryong Shipping, Hwasong Shipping Co, Korea Kumunsan Shipping, Korea Marine & Industrial Trdg e CK International – e seis navios – cinco de carga geral, o Goo Ryong, o Hwa Song, o Un Ryul, Ever Glory, o Ul Ji Bong 6, e o petroleiro Kum Un San – também norte-coreanos, por suspeita de violação das penalizações impostas à Coreia do Norte pelas Nações Unidas, refere o World Maritime News.
O jornal refere também que os Estados Unidos impuseram sanções a nove entidades e 16 indivíduos, bem como ao Ministério da Indústria Petrolífera da Coreia do Norte, que também negoceia crude para o seu país. As sanções proíbem as empresas norte-americanas de realizarem negócios com as organizações visadas e penalizam o envolvimento no financiamento do programa nuclear da Coreia do Norte, refere o Maritime Executive.
Segundo o Maritime Executive, entre as nove entidades sancionadas estão duas empresas chinesas de exportação/importação, a Beijing Chengxing Trading Co. e a Dandong Jinxiang Trade Co.. A primeira, por ter vendido duas toneladas de metais de alta pureza à Coreia do Norte, e a segunda por ter feito negócios com uma entidade norte-coreana relacionada com o programa de mísseis de Pyongyang.
O mesmo meio recorda que no passado, sanções dos Estados Unidos a empresas chinesas motivaram reacções negativas de Pequim, que apelaram a uma correcção da situação, sob pena de as relações bilaterais entre os dois países ficarem prejudicadas.
Quanto aos indivíduos agora sancionados, de acordo com o mesmo meio, são afectados 10 homens de negócios norte-coreanos, acusados de ajudarem o seu país a garantir fornecimento para o seu programa militar. Um deles é acusado de recrutar trabalhadores norte-coreanos para projectos na Abkhazia.
A notícia ocorreu um dia depois do Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês ter informado que um avião patrulha teria avistado um petroleiro com bandeira da Coreia do Norte, o Rye Song Gang 1, numa operação de transferência ilegal de mercadorias com um petroleiro de bandeira dominicana, o Yuk Tung. Ainda para mais, sendo o Rye Song Gang 1, um dos navios colocado na lista negra pela Administração Trump em Novembro de 2017, juntamente com outros 19 navios de bandeira da Coreia do Norte.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio