Segurança marítima

O Secretário de Estado da Defesa norte-americano, Ash Carter, e o Primeiro-Ministro indiano, Narendra Modi, concordaram em prosseguir a cooperação em matéria de segurança, em particular, no que respeita à segurança marítima. A manifestação de intenções teve lugar na recente visita oficial de Ash Carter à Índia, onde teve ainda oportunidade de se encontrar com o ministro da Defesa indiano, Raksha Mantri Shri Manohar Parrikar, e visitar a base naval de Karwar e o porta-aviões INS Vikramaditya.

No âmbito da reafirmação da importância estratégica deste relacionamento, Ash Carter e Narendra Modi admitiram que a continuação da colaboração em tecnologia de defesa, incluindo design de porta-aviões e motores a jacto, contribuiria para abrir novas oportunidades de produção conjunta de material militar. Já no encontro com o ministro da Defesa indiano, ficou estabelecido lançar um diálogo bilateral sobre segurança marítima.

Nesse contexto, os dois responsáveis pelas pastas da defesa manifestaram vontade em concretizar um acordo técnico para melhorar a partilha de informações sobre tráfego comercial marítimo e em iniciar discussões entre as duas Marinhas sobre segurança submarina e guerra anti-submarina.

Num momento em que a China manifesta ambições militares no Mar da China Meridional, as questões de segurança nesta região não poderiam deixar de estar na agenda. Depois de reafirmarem a importância da segurança marítima e da liberdade de navegação e voo na região, asseguraram apoio a uma arquitectura de segurança para a zona de Ásia-Pacífico e Oceano Índico baseada na paz e prosperidade, enfatizando o compromisso de trabalhar em conjunto com outros Estados para garantir a segurança e estabilidade que beneficiaram a região ao longo de décadas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill