veleiro

Na noite de 6 para 7 de Fevereiro o salva-vidas “Duque da Ribeira”, da Estação Salva-vidas do ISN de Leixões, participou numa operação de assistência ao veleiro ZIG-ZAGO. Este, com três tripulantes a bordo, colidiu com um um navio mercante quando se encontrava a cerca de três milhas do molhe Norte do Porto de Leixões.

A assistência consistiu em utilizar um cabo de reboque para possibilitar o veleiro arribar ao porto de Leixões, em segurança e sem constituir perigo para a navegação.

O veleiro encontrava-se sem mastro e sem propulsão, tendo realizado uma parte da sua navegação com um mastro improvisado e apenas uma vela, acompanhado pelo Patrulha “Zaire”, da Marinha.

O ZIG-ZAGO atracou, em segurança, no Porto de Leixões por volta das 7h20. Os três tripulantes, de nacionalidade francesa, encontravam-se bem de saúde, apresentando apenas alguns sinais de cansaço.

A operação foi coordenada pelo Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC-Lisboa), em articulação com o Capitão do Porto de Leixões.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill