Na noite de 6 para 7 de Fevereiro o salva-vidas “Duque da Ribeira”, da Estação Salva-vidas do ISN de Leixões, participou numa operação de assistência ao veleiro ZIG-ZAGO. Este, com três tripulantes a bordo, colidiu com um um navio mercante quando se encontrava a cerca de três milhas do molhe Norte do Porto de Leixões.
A assistência consistiu em utilizar um cabo de reboque para possibilitar o veleiro arribar ao porto de Leixões, em segurança e sem constituir perigo para a navegação.
O veleiro encontrava-se sem mastro e sem propulsão, tendo realizado uma parte da sua navegação com um mastro improvisado e apenas uma vela, acompanhado pelo Patrulha “Zaire”, da Marinha.
O ZIG-ZAGO atracou, em segurança, no Porto de Leixões por volta das 7h20. Os três tripulantes, de nacionalidade francesa, encontravam-se bem de saúde, apresentando apenas alguns sinais de cansaço.
A operação foi coordenada pelo Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC-Lisboa), em articulação com o Capitão do Porto de Leixões.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio