A economia azul esteve presente no evento Caixa Empreender, com duas empresas do mar que competiram pelo prémio Caixa Empreender

Das sete finalistas do prémio Caixa Empreender, duas start-ups eram empresas do hypercluster da economia do mar: a CorPower Ocean, empresa sueca de energia marinha, e a Biomimetx, uma empresa portuguesa de biotecnologia marinha.

A CorPower Ocean, uma empresa que tem estado a desenvolver um protótipo de energia das ondas, já patenteou a sua tecnologia que promete fornecer energia marinha mais barata e mais eficiente, referiu Patrik Moller, CEO da empresa. A tecnologia deverá começar a ser testada em fase piloto em 2017, tendo já testado a tecnologia em Portugal em parceria com a WavEC.

Dado o grande problema de incrustação, que aumenta custos de manutenção e combustível para as empresas, a Biomimetx tem vindo a testar componentes que podem ser incorporados em tintas marítimas para combater o problema da incrustação de algas, moluscos, por exemplo, explicou Gonçalo Costa, co-fundador da Biomimetx. A alternativa, que ainda está a ser desenvolvida pela Biomimetx, apresenta-se como amiga do ambiente num mercado de 2,5 mil milhões de euros, que deverá começar a ser comercializado em 2016.

Cada empresa finalista apresentou a sua start-up num discurso de 7 minutos. Algumas das empresas que chegaram à final foram a Magnifinance, a empresa vencedora de gestão de despesas e receitas das empresas, doDOC, uma empresa que está a desenvolver um processador de texto para a comunidade científica, Lokkupp, uma empresa que desenvolve ferramenta de localização geográfica em espaços interiores, e a Nanoinspire, uma empresa que desenvolve um produto para curar feridas crónicas.

As sete startups foram finalistas dos programas de aceleração Act da COTEC Portugal, Building Global Innovators do ISCTE-IUL em parceria com o MIT Portugal e Lisbon Challenge da Beta-i. As sete startups já receberam 100 mil euros de investimento por parte da Caixa Capital, e candidatavam-se a 100 mil euros adicionais, ganho pela start-up Magnifinance, uma empresa IT de gestão das finanças das empresas. O evento foi realizado em parceria com os programas de aceleração Act (COTEC), BGI e Beta-i.

O Evento Caixa Empreender teve lugar na Culturgest, em Lisboa, no dia 27 de Janeiro de 2015. O evento, que contou com a presença de cerca de 300 participantes, pretendeu mostrar alguns dos melhores projectos portugueses de negócio de base tecnológica em fase inicial. O evento incluiu ainda três discussões, com as temáticas de «Aceleração e incubação de projectos em Portugal», «O investimento pré-seed e seed capital em Portugal» e «Partilha de experiências por parte de investidores internacionais».



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill