No último Domingo, o navio militar argentino Mantilla disparou tiros de aviso contra a embarcação de pesca chinesa Hua Xiang 801 por alegada prática de pesca ilegal na Zona Económica Argentina (ZEE), refere o Maritime Executive. A publicação refere ainda que depois de detectada, a embarcação chinesa foi perseguida e tentou abalroar o navio argentino.
Segundo a Maritime Executive, a embarcação chinesa estaria com as artes de pesca instaladas quando foi detectada e terá rejeitado as ordens em inglês e espanhol para parar e aceitar a abordagem pelos militares argentinos. O Hua Xiang 801 colocou-se em fuga, tentando colidir com o Mantilla, e depois escapou para águas internacionais. As autoridades argentinas terão solicitado apoio de outros Estados para capturar a embarcação e emitido mesmo um mandado internacional para a sua apreensão.
Esta não é a primeira vez que sucede um fenómeno semelhante com embarcações chinesas na Argentina. Segundo a mesma publicação, em Fevereiro outro navio de pesca chinês foi alvo de aviso por parte da Marinha argentina, originando um incidente diplomático, e em 2016 outra embarcação chinesa detectada em pesca ilegal foi afundada depois de avisos da Marinha argentina.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio