Um helicóptero autónomo com capacidade de aterragem igualmente autónoma numa plataforma marítima, é mais um dos protótipos presentes no erexercíco da Marinha Britãnica, em Outubro próximo.

Um helicóptero autónomo com acapacidade de auto-aterragem, é mais um dos 50 dispositivos em teste no próximo exercício da Marinha Britãncia e ter lugar em Outubro próximo, na Escócia, como ontem aqui relatado no Jornal da Economia do Mar.

Um dos aspectos mais interessantes do novo modelo desenvolvido pela Roke Manor Research em conjunto com o Laboratório de Ciência e Tecnologia da Defesa, é a capacidade de aterrar numa plataforma em movimento, em meio marítimo, apenas por aproximação visual, sem qualquer apoio de GPS, fonte de informaçãoa bordo de um qualquer navio nas proximidades ou sequer de ajuda e intervenção humana.

A operação é realizada controlada através de câmaras, seguindo os procedimentos e indicações impostas por modelos dinâmicos de aterragem desenvolvidos matematicamente.

Embora o novo modelo tenha sido já testado a bordo de um pequeno navio e em ambiente bastante controlado, os testes no exercício de Outubro próximo será os primeiros testes a sério em pleo mar aberto.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill