Coreia do Sul

A Coreia do Sul anunciou uma proibição total de acolhimento de navios que tenham atracado em portos da Coreia do Norte nos 180 dias prévios, informava ontem o World Maritime News. A medida enquadra-se nas sanções aplicadas à Coreia do Norte, como resposta aos seus testes nucleares e de mísseis balísticos.

O mesmo jornal aforma que a Coreia do Sul determinou mais sanções, como uma lista negra de 40 pessoas, entre os quais altos dirigentes de companhias de navegação de Taiwan e Singapura, e 30 entidades, suspeitas de envolvimento no programa militar norte-coreano, citando o Governo de Seul.

De acordo com o jornal, as firmas agora atingidas pelas sanções incluem Mariner’s Shipping & Trading, tailandesa, e Royal Team Corporation, que agora serão proibidas de fazer comércio na Coreia do Sul e poderão ter os seus activos congelados.

Recorde-se que no passado dia 2 de Março, o Conselho de Segurança das Nações Unidas adoptou, por unanimidade, um conjunto de sanções que implicariam inspecções a toda a carga de e para a Coreia do Norte por mar e ar, bem como a proibição de entrada em qualquer porto de navios suspeitos de transportarem itens proibidos.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill