Na sequência do ataque com um míssil contra Riade, que a Arábia Saudita interceptou, a coligação chefiada pelos sauditas na guerra que trava no Iémen encerrou os portos deste país, sem prejuízo de se manter o auxílio humanitário
Universidade de Aveiro

A coligação internacional chefiada pela Arábia Saudita que combate na guerra do Iémen decidiu encerrar provisoriamente as fronteiras aéreas, marítimas e terrestres deste país, na sequência de um ataque com um míssil balístico dirigido à capital saudita, Riade, no dia 4 de Novembro, referem vários meios de comunicação internacional, com base num comunicado emitido pela coligação.

O encerramento terá lugar sem prejuízo da continuação da entrada de pessoal e auxílio humanitário no país e destina-se a impedir o fornecimento de mísseis balísticos e outro equipamento militar às milícias Houthi, que a coligação combate e acusa de serem apoiadas pelo Irão. O Irão, por seu lado, nega as acusações de fornecimento de equipamento para o lançamento do míssil, embora tenha apoiado as milícias.

No comunicado, a coligação apela a todos os interessados para aderirem às inspecções nos portos do Iémen bem como a todos os procedimentos relacionados com a entrada e saída do país, que serão oportunamente anunciados.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill