As Forças Armadas chinesas estarão a testar um sistema militar táctico a laser semelhante ao sistema Laser Weapon System (LaWS) dos Estados Unidos, uma arma defensiva anti-aérea e anti-superfície desenvolvida pela Marinha norte-americana em 2014, revela o Maritime Executive.
Segundo a publicação, a versão chinesa do sistema terá surgido num video promocional emitido pela televisão estatal de Pequim CCTV, apresentando um dispositivo instalado num veículo terrestre. A mesma publicação cita a emprresa tecnológica chinesa Sina.com, de acordo com a qual esta arma é para instalar em terra e no mar e poderá mesmo vir a ser instalada nos destroyers 055 da Marinha chinesa, como alternativa aos actuais mísseis terra-ar HHQ-10.
A publicação lembra que Pequim também trabalha num canhão electromagnético, cujas fotografias surgiram em Janeiro de 2018 em meios de Comunicação chineses e novamente este ano e que é aparentemente semelhante a um equipamento do mesmo género da Marinha norte-americana.
Estas duas situações,em particular o aspecto geral do sistema chinês semelhante ao LaWS, reforçam a convicção de Washington de que Pequim apoia pirataria informática dirigida a tecnologia militar navale que algumas equipas de investigação norte-americanas estarão sob «cerco informático” chinês.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio