O Governo Chinês anunciou Segunda-feira a intenção de instalar uma Base de Socorro Naval na muito controversa área das Ilhas Spratly.

O Governo Chinês anunciou Segunda-feira a intenção de instalar uma Base de Socorro Naval para albergar um avançado navio de resgate que transportará veículos aéreos e submarinos não tripulados, na muito controversa área das Ilhas Spratly, no segundo semestre deste ano.

De acordo com as declarações oficiais do China Daily, a principal missão do navio e socorro será para prestar auxílio às várias frotas pesqueiras em navegação no Mar do Sul da China, sendo sediado nas Spratly para encurtar distância e tempo até ao local de auxílio dos navios em dificuldades.

Não é claro em qual das ilhas a Base será instalada mas sabe-se que partes da região que a China assume como sua por direito, é igualmente reclamada pelo Brunei, pelas Filipinas, pela Formosa, Malásia e Vietname.

De qualquer modo, a China continua a desenvolver e a instalar diversas instalações civis e militares na região, como recentemente foi referida a construção de uma pista de aterragem numa das Ilhas Spratly, na Fiery Cross Reef, passível de receber tanto aviões militares como civis.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill