O Governo Chinês anunciou Segunda-feira a intenção de instalar uma Base de Socorro Naval para albergar um avançado navio de resgate que transportará veículos aéreos e submarinos não tripulados, na muito controversa área das Ilhas Spratly, no segundo semestre deste ano.
De acordo com as declarações oficiais do China Daily, a principal missão do navio e socorro será para prestar auxílio às várias frotas pesqueiras em navegação no Mar do Sul da China, sendo sediado nas Spratly para encurtar distância e tempo até ao local de auxílio dos navios em dificuldades.
Não é claro em qual das ilhas a Base será instalada mas sabe-se que partes da região que a China assume como sua por direito, é igualmente reclamada pelo Brunei, pelas Filipinas, pela Formosa, Malásia e Vietname.
De qualquer modo, a China continua a desenvolver e a instalar diversas instalações civis e militares na região, como recentemente foi referida a construção de uma pista de aterragem numa das Ilhas Spratly, na Fiery Cross Reef, passível de receber tanto aviões militares como civis.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio