O Almirante John Richardson, Chefe de Estado Maior da Armada dos Estados Unidos, está de visita a Pequim para conversações com o seu homólogo, o Almirante Wu Shengli.

A visita, iniciada ontem, e que se prolongará até Quarta-feira, acontece no rescaldo da decisão do Tribunal Arbitral de Haia sobre o Mar do Sul da China, tendo oficialmente como propósito promover «uma maior compreensão mútua bem como encorajar uma maior aproximação e interacção profissional entre de ambas as Marinhas».

Nesta primeira visita à China, o Almirante Richardson, para além de Pequim, irá igualmente a Qingdao, Base da Esquadra do Mar do Norte, bem como a Academia Chinesa de Submarinos e o Porta-Aviões Liaoning (CV-16).

Entre os tópicos em discussão, segundo comunicado do Estado-Maior Americano, estarão questões respeitantes ao Mar do Sul da China bem como o Exercício RIMPAC em desenvolvimento e o estudo de novas oportunidades para operação conjunta de ambas as Marinhas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill