Karmenu Vella reforçou ideia em conferência sobre energia offshore
Karmenu Vella

O potencial de mercado da energia das ondas e das marés pode ascender a 535 mil milhões de euros até 2050, admitiu o Comissário Europeu do Ambiente, Pescas e Assuntos Marinhos, Karmenu Vella, citando a organização de apoio à redução de emissões de carbono Carbon Trust numa conferência sobre energia offshore que decorreu recentemente em Malta.

Karmenu Vella aproveitou a ocasião para destacar a importância que a Comissão Europeia (CE) atribui às energias renováveis dos oceanos, na sequência do êxito dos projectos de aproveitamento da energia eólica offshore. As energias renováveis dos oceanos, aliás, constituem uma oportunidade para gerar empregos e crescimento económico, bem como uma alternativa ao actual modelo assente no consumo de combustíveis fósseis, referiu o comissário.

E parece haver quem esteja disposto a apostar nelas, com a Europa no comando. Recordando que 90 por cento da capacidade global da energia eólica offshore está situada em águas europeias, Karmenu Vella também admite que metade empresas de aproveitamento da energia das marés e das ondas já estão baseadas na Europas. Face aos compromissos internacionais para reduzir as emissões de carbono e contribuir para uma economia mais sustentável, a União Europeia (UE) está disposta a apoiar projectos nesta área.

No entanto, o comissário europeu também reconheceu que existem obstáculos aos avanços nesta área, como o financiamento. Por isso, a UE “já apoia projectos sobre energia dos oceanos através fundos para investigação, fundos para desenvolvimento regional ou instrumentos como o NER300, para soluções demonstrativas de energias de baixo carbono”, referiu, acrescentando que em 2015, o Horizonte 2020 contribuiu com 41 milhões de euros, quase o dobro do ano anterior.

Além disso, para ultrapassar a dificuldade dos investimentos bancários, a UE, em conjunto com o Banco Europeu de Investimento, está a explorar a possibilidade de implementar uma plataforma de investimento ao abrigo do mecanismo do Fundo Europeu para os Investimentos Estratégicos (EFSI, da sigla em inglês).

Finalmente, o comissário lembrou que está ser preparado um roteiro para o crescimento, o “Ocean Energy Strategic Roadmap”, pelo e para o sector da energia, que deverá estar concluído até ao final deste ano.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill