Depois dos camiões, dos ferries e dos comboios, chegou a vez dos botes para os migrantes que querem ir de França para o Reino Unido
Team Humanity

Uma nova rota migratória marítima parece estar a ganhar forma no Canal da Mancha. De acordo com imagens devido transmitidas na última semana na televisão britânica e citadas pela NBC, as autoridades resgataram nove pessoas, incluindo quatro crianças, que tentaram atravessar uma das vias marítimas mais movimentadas do mundo, como é o Canal da Mancha, num bote de borracha. E mais de 100 pessoas terão tentado a travessia nas últimas três semanas, refere a NBC com base em relatos da imprensa britânica.

Tradicionalmente, os migrantes que procuram chegar ao Reino Unido a partir da Europa continental fazem-no escondidos em camiões, por ferry ou por comboio. Todavia, o controlo cada vez mais rigoroso destes meios parece estar a gerar uma alternativa entre os mais desesperados.

Segundo um deputado conservador britânico, Charlie Elphicke, citado pela NBC, no princípio de Novembro, 48 migrantes foram resgatados no Canal da Mancha em apenas dois dias. Em Agosto, três migrantes provenientes de Calais, em França, que tentavam alcançar o Reino Unido pelo Canal da Mancha numa canoa insuflável foram resgatados pelas autoridades francesas. E há relatos de pessoas que terão tentado atravessar o canal a nado e apanhado boleia de um ferry que cruzava aquelas águas.

Mas não é tudo. No princípio de Novembro, 17 migrantes terão roubado um barco de pesca de um porto francês e navegado pelo canal. Há cerca de duas semanas, dois homens terão sido presos por oito anos por tráfico de pessoas para o Reino Unido em pequenas embarcações. E em Setembro, sete membros de um grupo de malfeitores acusados de traficarem pessoas para o Reino Unido em pequenos barcos e motas de água foram condenados a penas de prisão de 48 anos e três meses.

Face a este cenário, que Charlie Elphicke considera preocupante, diz a NBC, o deputado terá solicitado às autoridades britânicas e francesas que fizessem mais para impedir que os migrantes atravessassem o canal desta forma. Diz a NBC que o ministro do Interior britânico terá intensificado a presença de navios-patrulha na costa sudeste de Inglaterra.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill