A Baltic and International Maritime Council (BIMCO) e a International Spill Control Organisation (ISCO) lançaram dois novos modelos de contratos destinados a simplificar respostas a situações de derrames, permitindo negociar mais facilmente e com mais rapidez o fornecimento de serviços de limpeza marítima em casos de urgência.
Os dois tipos de contratos designam-se RESPONSECON e US RESPONSECON e destinam-se a todos aqueles que precisam de aceder a serviços de limpeza em casos de derrames, a equipamento e a pessoal especializado com grande rapidez. O primeiro é para uso internacional e o último é aplicável apenas nos Estados Unidos.
Estes contratos preenchem uma lacuna que existia até agora, que era a ausência de um conjunto de normas padronizadas para esta finalidade e que permitisse responder às necessidades das partes com a máxima celeridade e simplicidade.
Os modelos foram elaborados por um grupo de peritos da BIMCO, da ISCO, da International Group of P&I Clubs, da International Salvage Union and the Spill Control Association of America, e teve alguns contributos da International Tanker Owners Pollution Federation (ITOPF) e de operadores do mercado.
- Ainda o dilema da Mineração em Mar Profundo
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra