O Governo Australiano anunciou ontem a construção de mais 12 novos Navios Patrulha Oceânicos, 21 Navios Patrulha, além das 9 Fragatas já anteriormente anunciadas.

Dando sequência ao Programa de Modernização da Armada, o Governo Australiano anunciou ontem ir dar início ao mesmo com a construção de 12 novos Navios Patrulha Oceânicos e 21 Navios Patrulha de Costa, além das já anteriormente anunciadas 9 Fragatas cuja construção terá lugar com a conclusão do procedimento de escolha do respectivo modelo a adoptar.

Nesse enquadramento, o Programa, num valor global de 40 mil milhões e dólares australianos, cerca de 27,35 mil milhões de euros, iniciar-se-á com a construção de 9 Navios Patrulha Oceânicos nos estaleiros ASC, em Adelaide, e Austal, em Henderson, sendo que os primeiros irão ser igualmente responsáveis pela construção das Fragatas.

Com data prevista de início dos trabalhos para 2018, os Navios Patrulha Oceânicos serão construídos com casco em aço, segundo um dos modelos a serem escolhidos de uma lista final entre a empresa holandesa Damen e as empresas alemãs Fassmer e Lurssen , a quem foi igualmente pedido que refinassem os respectivos projectos.

O valor estimado para a construção destes Navios Patrulha está estimado em cerca de 3 mil milhões de dólares australianos (2,05 mil milhões de euros), com 400 postos de trabalho directos.

Entretanto, na lista de projectos a adoptar para as Fragatas, encontram-se igualmente em despique três empresas europeias, a britânica BAE Systems, com o projecto de Fragata Type 26, a italiana Fincantieri, com o projecto FREMM e a espanhola Navantia com um redesenhado projecto do modelo F100.

Com data de início de construção prevista para 2020, trata-se de uma programa no valor global de 35 mil milhões de dólares australianos (23,93 mil milhões de euros) e uma criação de cerca de 2 000 empregos directos.

Finalmente, o programa para os Patrulhas de Costa, desenhados essencialmente para missões de vigilância da ZEE do Continente Australiano e respectivas ilhas, deverão ser construídas segundo um projecto da Austal Ships, com um valor estimado global na casa dos 500 milhões de dólares australianos (341,82 milhões de euros), assegurando cerca de 130 posto de trabalho directos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill