Secretária de Estado dos Assuntos Europeus na sessão de abertura
CRPM

Decorre até amanhã, 4 de Novembro, em Ponta Delgada, nos Açores, a 44ª Assembleia Geral da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), com uma agenda dedicada ao futuro da Política de Coesão da União Europeia (UE), à Política Marítima Integrada, à Política de Transportes e Acessibilidades e à situação das Migrações, bem como ao Futuro do Projecto da União Europeia. Estarão presentes mais de 200 delegados, incluindo mais de 20 presidentes de Regiões Europeias, cerca de 50 políticos eleitos, em representação dos membros da CRPM, deputados ao Parlamento Europeu e altos funcionários da Comissão Europeia.

A sessão de abertura, que se realiza esta tarde, conta com a presença da secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques. Até amanhã, inclusive, o evento incluirá também a eleição do novo Bureau Político da CRPM, no qual a Região Autónoma da Madeira, na qualidade de Região Ultra-periférica (RUP), será representada pela nova Presidência da Guiana Francesa da Conferência de Presidentes das RUP, e a eleição do presidente e dos vice-presidentes da CRPM. Vasco Cordeiro, Presidente do Governo Regional dos Açores, deve ser reeleito presidente da CRPM por novo período de dois anos.

A CRPM é uma organização de cooperação inter-regional com 160 regiões de 28 Estados europeus, agregando cerca de 200 milhões de cidadãos. Tem por missão a defesa dos interesses dos seus membros junto de instituições nacionais e europeias, através da promoção da coesão económica, social e territorial e do poder regional na Europa, bem como do reforço da dimensão periférica e marítima da Europa. Conta com grupos de trabalho sobre temáticas de interesse para as Regiões Periféricas e Marítimas da Europa e divide-se em seis comissões geográficas (Ilhas, Arco Atlântico, Mar do Norte, Mar Báltico, Inter-mediterrânica, Balcãs e Mar Negro).

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill