A Associação de Nações do Sudeste Asiático emitiu um comunicado onde expressa a sua profunda preocupação com a crescente tensão no Mar do Sul da China.

A Associação de Nações do Sudeste Asiático, ASEAN, emitiu um Comunicado onde, sem mencionar nunca directamente a China, expressa a sua profunda preocupação com a crescente tensão no Mar do Sul da China.

No Comunicado, tornado público pelo Ministro dos negócios Estrangeiros da Malásia, chama sobretudo a atenção para o perigo de uma escalada de tensão no Mar do Sul da China onde Pequim, além de reivindicar cerca de 80% de toda a área, está a construir ilhas artificiais e a aumentar consistentemente a sua presença militar.

Como é textualmente dito no Comunicado, «Expressamos as nossas mais sérias preocupações sobre os desenvolvimentos mais recentes no Mar do Sul da China que têm corroído a confiança, a aumentar a tensão e tem o potencial de minar a paz, a segurança e a estabilidade na região».

Emitido no final de uma reunião na cidade chinesa de Kunming entre os Ministros dos Negócios da ASEAN Estrangeiros e da China pelo Ministro Malaio dos Negócios Estrangeiros, um dos seus porta-vozes veio horas mais tarde dizer que o Comunicado necessitava de algumas emendas e que uma versão actualizada seria disponibilizada mas tal não veio a suceder e em seu lugar o que foi dito foi que cada país iria emitir o seu próprio Comunicado.

Entretanto, o Governo de Pequim fez saber igualmente que os media internacionais tinham sobrevalizado o Comunicado inicial que não era um Comunicado Oficial da ASEAN, adiantando ainda tratar-se de uma reunião à porta-fechada e que, desde início, ficou estabelecido que não iria haver Comunicado final conjunto.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill