O objectivo do Governo é clarificar, unificar e harmonizar o regime legal
Transport Outlook 2019

Foi ontem aprovada em Conselho de Ministros uma Proposta de Lei que autoriza o Governo a estabelecer os requisitos de acesso à profissão de marítimos, a definir os critérios de equiparação com outros profissionais do sector do mar e a definir as regras sobre “nacionalidade dos tripulantes a bordo dos navios ou embarcações sujeitos ao regime da actividade profissional dos marítimos”, conforme se refere em comunicado oficial.

De acordo com o mesmo comunicado, foram introduzidas “disposições tendentes à desmaterialização e actualização dos procedimentos, tendo em conta os desenvolvimentos técnicos e tecnológicos entretanto registados”, no âmbito de uma revisão legislativa que visa “clarificar, unificar e harmonizar o regime legal relativo à actividade profissional dos marítimos, reconhecendo a sua relevância para a concretização da estratégia de dinamização da economia do mar”, refere o comunicado.

Para o Ministério do Mar, esta revisão impunha-se “tendo em conta os desenvolvimentos técnicos e tecnológicos, entretanto registados, concretizando-se, na parte relativa à inscrição dos marítimos e dos factos conexos com o exercício da actividade profissional, as regras estabelecidas no Sistema Nacional de Embarcações e Marítimos”.

“Da proposta de Lei de autorização legislativa aprovada destaca-se a redução das categorias, a substituição da cédula marítima pelo documento electrónico de identificação do marítimo e a obrigatoriedade dos navios ou embarcações terem embarcados um número mínimo de marítimos portugueses, da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu ou de um País de Língua Oficial Portuguesa”, refere o Ministério do Mar.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill