Portugal testa capacidade de resposta

Através da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Portugal participou num exercício internacional, o NEAMWave14, destinado a testar a sua capacidade de resposta em caso de tsunami, segundo quatro cenários possíveis, e a melhorar o seu grau de preparação.

Efectivamente, o exercício NEAMWave 14, ocorrido entre os dias 28 e 30 de Outubro, procurou testar a capacidade de resposta dos participantes que integram o Sistema de Alerta Precoce do Atlântico Nordeste, Mediterrâneo e mares conexos, constituído sob a égide da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (IOC).

Assim, para além de Portugal, participaram outros 20 países: Croácia, Chipre, Egipto, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Israel, Itália, Líbano, Malta, Mónaco, Marrocos, Roménia, Rússia, Espanha, Suécia, Turquia e Reino Unido.

Convém também mencionar que o IPMA actuou como Centro de Alerta para o sistema nacional de protecção civil e para as autoridades dos países do Nordeste Atlântico, detectando e acompanhando a evolução do cenário de um tsunami gerado a partir de um evento sísmico, cuja origem se encontrava localizada a Sudoeste do Cabo de São Vicente.

Já à ANPC coube-lhe a difusão da informação técnico-operacional necessária à gestão das operações de protecção e socorro, tendo avaliado a capacidade do sistema de aviso e alerta responder a este tipo de situações de emergência, segundo os três escalões operacionais existentes: nacional, distrital e municipal.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill