Técnico Solar Boat

Dezoito empresas estão a apoiar o projecto Técnico Solar Boat, que visa a construção de uma embarcação inovadora movida a energia solar. Entre si, contribuem com mais de 50 por cento do orçamento do projecto, um valor que os seus responsáveis preferem ainda não revelar.

As empresas que até agora apoiam o projecto são a Trimarine, Sun Concept, Grupo ETE, TJ Moldes, Caixa Geral de Depósitos, Evonik, blueCAPE’s, Chomarat, Laso, Fabory, PT Robotics, Frade Metalúrgica, Dunbelt, BBL – Design, Armeios Insufláveis, Lda., Universidade de Lisboa, Instituto Superior Técnico (incluído o Departamento de Engenharia Mecânica e o Departamentos de Engenharia Electrotécnica e de Computadores) e o Centec.

A ausência de uma empresa fabricante de baterias, todavia, obriga os responsáveis pelo projecto a promoverem uma campanha de crowdfunding para aquisição desse equipamento.

Tal como nos dizia o porta-voz da equipa do projecto, composta por jovens estudantes do Instituto Superior Técnico, na fase conceptual da iniciativa, em Maio de 2015, o seu objectivo é obter “o máximo desempenho e a melhor eficiência energética”. Sem pretensão de comercializar o protótipo, conforme então nos diziam, os estudantes, contudo, esperam desenvolver tecnologias com potencial de aplicação industrial.

Movido exclusivamente a energia solar e sem qualquer tipo de vela, a embarcação terá entre seis a oito metros de comprimento e uma boca máxima de 2,4 metros. Pode ser uma alternativa às embarcações consumidoras de combustíveis fósseis e vantajosa para utilizar em zonas fluviais protegidas, dado que não é poluente.

Neste momento, além da campanha de crowdfunding, os estudantes preparam-se para entrar na fase da pré-construção. Já dispõem de alguns materiais e peças, como o motor, parafusos, rolos de fibra, entre outros. “Estamos a obter os resultados finais das análises hidrodinâmicas, de modo a obter a forma final dos cascos e estamos a acabar de projectar os moldes em conjunto com alguns dos nossos patrocinadores”, esclareceu-nos Diogo Rodrigues, um dos membros da equipa. Está também a s concluir-se a bancada de testes do motor.

Desde Maio de 2015, os estudantes conseguiram igualmente desenvolver um programa que, “tendo em conta vários parâmetros e a distância que falta percorrer”, permite calcular a velocidade ideal da embarcação.

Segundo nos referiu Diogo Rodrigues, “contamos ter o barco pronto e testado em Maio de 2017”, para poderem participar em provas internacionais, como a DONG Energy Solar Challenge ou a Solar 1, vocacionadas para embarcações movidas a energia solar.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill