Heróis do Mar, Nobre Povo a Verde e Vermelho!

“Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena!”

 Fernando Pessoa

 

Eu sei que isto é o Jornal da Economia do Mar, mas hoje não estamos azuis – estamos de verde e vermelho, e posso não gritar PORTUGAL!! PORTUGAL!!! Somos Campeões de Futebol da Europa 2016! Finalmente o título esperado chegou!

No dia 10 de Julho 2016, foi o dia de Portugal e do desporto Português! Começamos o dia a ganhar medalhas de ouro e bronze em catadupa, no mundo do atletismo Europeu, um orgulho imenso e um prelúdio que antecipava um data épica para esta nação à beira mar plantada! Terminamos este 10 de Julho sabendo que hoje foi o dia em que a humildade venceu a arrogância, em que a inteligência venceu a batota, em que a persistência venceu a ganância, em que o trabalho venceu a individualidade, em que a cabeça venceu o terror, em que a união fez a força e em que mostramos ao mundo que Tudo vale a pena quando a alma não é pequena!  E olhem lá se a Alma Lusitana não é das mais grandiosas deste mundo!

Chamaram-nos nojentos, fracos, pequenos. Riram-se dos nossos empates (mas será que notaram que fizemos o Euro 2016 inteiro sem ninguém nos ganhar?), e escreveram crónicas maliciosas sobre o nosso direito a ali estar… Mas isto é mais antigo… Dizem que somos desorganizados, com pouca capacidade de trabalho e sem estratégia… Temos défices grandes, muitas férias e pouca produtividade… Memórias curtas diria eu… E pouco esclarecidas! Esta nação que quiseram humilhar é muito maior do que aquilo que sabem, se lembram e jamais vos deixaremos esquecer! Nós somos o Povo que dá a mão ao inimigo enquanto este chora – Os Portugueses! Nós somos o Povo que ajuda nações inteiras a recuperarem-se mesmo que tenhamos que vos dar o dinheiro que não temos, mas partilhando o pão da nossa mesa – Os Portugueses! Nós somos o Povo que parte para o Mar sem saber o que nos espera mas de cabeça erguida e peito feito para o que der e vier – Os Portugueses! Mesmo que a curva à esquerda não estivesse nos planos! Nós somos o Povo que cria rotas novas e introduz imensos bens e produtos inovadores em tantos outros mundos – Sim, Os Portugueses! Nós somos os inventores da Caravela, da Balestilha, da Passarola (1ª máquina voadora), dos cartões de telemóvel pré-pagos, da Via Verde, do Multibanco, e de tantas outras inovações mais recentes, mas ainda assim somos de uma Nação Humilde e Resistente – Sim, Nós os Portugueses! Nós hoje e no passado, somos líderes no Mar|; em muitos sectores azuis, desde os Portos ao Turismo Náutico, passando pela fileira alimentar e culminando com a Biotecnologia azul, com muitas e recentes inovações e novos produtos azuis na cosmética, farmacêutica ou até têxtil! Sim, Nós os Portugueses! Nós somos o Povo diplomático que consegue aliar-se a muitos sem ofender outros muitos! – Sim, Os Portugueses! Nós somos o Povo que mesmo na austeridade não pára de sorrir, de sonhar, de empreender e de enfrentar a vida com orgulho em o sermos! Sim, somos Portugueses! E Nós somos a Nação que contra tudo e contra todos venceu a arrogante França na final do Euro 2016!!! Sim, nós os Le Petit Portugais! Sem jogo sujo, sem medo, com persistência, clareza de objectivos, humildade e com aquele espírito de lutador que só nós sabemos ter!!! Menosprezaram o poder do querer e do acreditar. Éramos todos os milhões de Portugueses no mundo ali naquele estádio! Não éramos só um! Nem onze!

Esqueceram-se que numa guerra não importa vencer todas as batalhas, mas sim ganhar a guerra! Hoje, a nação Lusa está vestida de vermelho e verde, hoje somos grandes não só em milhas marítimas e léguas submarinas, mas somos grandes no coração e no orgulho! Hoje somos os Portugueses! Aqueles que os franceses jamais esquecerão – sim os Portugueses que vos mostraram que não a vale a pena ser altivo mas sim ter alma grande! Alma Lusa! Portugal Olé!!



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill