A Euromar, parceira da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM) na promoção e desenvolvimento do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR), e a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), vão assinar um protocolo de cooperação, no próximo dia 25 de Maio.
No âmbito deste acordo, serão identificadas oportunidades profissionais para os formandos da ENIDH, que continuarão a ter o apoio da EUROMAR no contacto com armadores internacionais de referência. Prevista fica a garantia de dois estágios curriculares por semestre a finalistas da instituição, bem como a organização de acções motivacionais e formativas para os alunos da ENIDH.
Como noticiámos neste jornal em Abril, já então a EUROMAR admitia ter apoiado a colocação de 16 jovens formados na ENIDH em navios de importantes operadores, entre 2015 e o primeiro semestre deste ano. Um número que, embora relevante, fica aquém do ideal. De acordo com fonte da ENIDH, no último ano lectivo, a escola formou 40 pilotos e 20 engenheiros.
O documento que agora se assinará, reforçará o elo entre a ENIDH e os armadores registados no MAR, podendo contribuir para uma aproximação dos planos curriculares da escola às necessidades da indústria marítima, conforme é desejo dos armadores, segundo tem sido manifestado por fontes que lhes estão próximas.
- Imperioso repensar a formação dos marítimos
- Escola Náutica: a Instituição de Ensino com menor financiamento do Governo
- Formação de marítimos em Portugal em acentuado declínio
- Marinha Portuguesa na 5ª Feira Internacional Trabalhar num Navio
- Ministra do Mar recebeu prémio de antigos alunos da ENIDH
- DGRM forma inspectores de pescas moçambicanos
- Centro Internacional Integrado de Formação e Ensino na Madeira
- Governo irlandês protege trabalhadores da indústria pesqueira