Uma comitiva da Agência Europeia RONTEX esteve Segunda-feira na ilha grega de Lesbos com a equipa da Polícia Marítima que integra a operação Poseidon Rapid Intervention 2016.
Dessa comitiva faziam parte a Dra. Ana Cristina Jorge do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a desempenhar funções na Agência FRONTEX como Head of joint Operations Unit – Operations Division, Tuukka Hoijer, Operations Manager da POSEIDON RAPID INTERVENTION 2016, e o Operational Officer Javier Ramos González.
As três individualidades foram recebidas pela equipa da Polícia Marítimima, no porto de Molivos, a bordo as embarcações portuguesas ARADE e TEJO, os meios utilizados para o controlo de fronteiras da União Europeia e para o resgate de emigrantes em missões de busca e salvamento, a quem se dirigiram agradecendo todo o profissionalismo e empenhamento na acção
A actual missão da Polícia Marítima iniciou-se a 1 de Outubro de 2015 e prolonga-se até ao próximo dia 30 de Setembro de 2016, tendo, até ao momento, resgatado já 2794 refugiados e emigrantes e detidos 5 facilitadores.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio