Exercício INSTREX 16-1 até 18 de Março
Marinha

​Até 18 de Março, a Marinha está a levar a cabo o INSTREX 16-1, um exercício anual destinado a treinar a esquadra e a Força Naval Portuguesa “na condução de operações navais” em cenários de crise, “que podem ocorrer em qualquer parte do mundo”, apurámos junto de fonte militar.

O exercício envolve 980 militares da Marinha nacional e é comandado pelo Capitão-de-mar-e-guerra Carlos Oliveira Silva. Além dos meios da Marinha, participa também a Força Aérea com “aeronaves para treino de operações aeronavais”, segundo informa a Marinha.

Os meios navais envolvidos são as fragatas Bartolomeu Dias, D. Francisco de Almeida e Álvares Cabral, as corvetas Jacinto Cândido e João Roby, o submarino Tridente e o navio reabastecedor de esquadra Bérrio, além do navio hidrográfico D. Carlos I e das lanchas de fiscalização Dragão e Orion.

No exercício, que servirá para avaliar a prontidão e eficiência das forças Força Naval Portuguesa, participará uma força anfíbia cuja capacidade de projecção será testada. “O objetivo é garantir acções prontas de resposta militar para a defesa do território nacional e protecção dos interesses nacionais onde tal for necessário”, informa a Marinha.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill