A Siemens foi contratada pela companhia finlandesa FinFerries para desenvolver todo o sistema propulsor de um novo ferry para automóveis integralmente propulsionado a energia eléctrica.
A ser construído nos estaleiros navais polacos CRIST S.A., o novo ferry «amigo do ambiente» deverá ser entregue até ao final do primeiro semestre de 2017 para operar no Arquipélago de Turku, procedendo á ligação entre Nauvo e Parainen, numa distãncia de aproximadamente 1,6 Km.
Com 90 metros de comprimento e 16 de largura, o ferry deverá ser equipado com o sistema BlueDrive PlusC da Siemens que inclui não apenas as baterias mas também os sistemas propulsores, mantendo no entanto a possibilidade de ligação a um motor diesel tradicional em caso de necessidade de maior capacidade propulsora para atravessar o percurso com gelo dado o rigor invernal que sempre se faz sentir na Finlândia.
O sistema encontra-se no entanto baseado num projecto de um outro ferry com características semelhantes, ou seja, com um sistema igualmente híbrido, já operacional na Noruega desde maio de 2015, e que tem permitido poupanças de combustível na ordem dos 60%.
- Mineração: importa saber o que temos e o modelo de concessões que queremos
- Nord Stream 2, energia e os dramas estratégicos da Europa
- O futuro da mineração em mar profundo
- Do Potencial das Energias Oceânicas em Portugal
- Projecto SE@PORTS apresentado amanhã em Leixões
- Impacto da mineração em mar profundo pode prolongar-se por décadas
- Agência de inovação britânica financia projecto de sistema autónomo para eólicas offshore
- Governo holandês apoia pesquisa sobre uso do metanol nos navios