Sistema VEEO Boem-S da Tecnoveritas adaptado a navios militares
Tecnoveritas

Já está operacional no Navio Patrulha Oceânico (NPO) “Viana do Castelo” o sistema inovador VEEO (Voyage Energy & Emissions Optimiser) Boem-S, destinado à recolha e transmissão automática de dados sobre o desempenho do navio, sem intervenção humana. Desenvolvido pela Tecnoveritas, o VEEO é um sistema que permite a gestão energética a bordo do navio, emitindo instruções ao comando da embarcação para optimização da respectiva operação. Desde há dois anos, graças à criação do software Boem-S (Blue Overall Engine Monitoring System) alojado na cloud e com o qual interage, permite também o tratamento dos dados recolhidos e o seu envio para terra. A sua instalação na NPO “Viana do Castelo”, para o que obteve a notação NATO, resulta de uma colaboração entre a empresa e a marinha, sem custos directos envolvidos, excepto as horas que ambas as partes dedicaram à colocação do sistema. No horizonte está a instalação desta tecnologia a bordo das NPO da marinha.

 

A origem

 

Originalmente criado para navios comerciais, foi inicialmente instalado em porta-contentores da transportadora marítima American Presidential Lines (APL), e em seguida em navios da portuguesa Transinsular e embarcações de pesca, antes de ser adaptado aos navios militares. Está igualmente a bordo de super-petroleiros da General Maritime Management e a ser instalado nas embarcações de pesca da empresa Testa e Cunhas. Da acordo com a página institucional da Tecnoveritas, foi concebido para ir ao encontro das orientações e dos indicadores da Organização Marítima Internacional sobre eficiência energética nos navios, de 2009. Segundo também apurámos, um sistema VEEO pode custar de 30 mil a 100 mil euros. Recorde-se que o sistema original foi distinguido em 2012 com o primeiro prémio Sea Trade Awards na categoria de “Clean Shipping”.

 

Inovação técnica

 

De acordo com Jorge Antunes, da Tecnoveritas, o VEEO “permite modificar o perfil de operação do navio tendo em vista a sua optimização”, designadamente, para poupar combustível. “O Boem-S consegue fazer a filtragem de dados e tratar os dados de forma personalizada para os utilizadores”, refere o mesmo responsável. Entre as funcionalidades do sistema estão a capacidade de representação gráfica dos dados (sobre consumo, velocidade, equilíbrio da carga, meteorologia, posição, trajecto, propulsão, pegada carbónica, entre outros), um sistema de alarme/sinalização ou a gestão documental (relatórios de desempenho, biblioteca técnica de bordo, legislação, ensaios marítimos). A grande vantagem desta solução tecnológica está na optimização do desempenho que se pode obter e aos benefícios ambientais daí decorrentes. Em síntese, mais economia e menos poluição. Ligado ao VEEO está também o sistema da Tecnoveritas Optipower, “o único no mundo a medir potência ao veio e impulso”, conforme refere Jorge Antunes. Deste modo é possível medir “a força produzida pela hélice, para proporcionar ao navio certa velocidade, bem como a energia que está a ser transmitida para a hélice”, acrescenta.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill