No meio de dois conflitos laborais e uma guerra com um sindicato da mesma actividade, o SEAL anuncia a filiação de novos estivadores
Sindicato de Estivadores e da Actividade Logística

Treze estivadores do porto de Viana do Castelo vão aderir ao Sindicato de Estivadores e da Actividade Logística (SEAL), terá admitido o seu presidente, António Mariano, noticiava ontem o jornal O Minho. Uma adesão igualmente reconhecida na página do SEAL do Facebook.

De acordo com o jornal, o presidente do SEAL admitiu a adesão após ter participado num plenário no porto de Leixões, “na sequência a greve às horas suplementares que se regista em todo os portos nacionais”. Segundo António Mariano, citado pelo jornal, a adesão destes 13 estivadores “esta a ser devidamente preparada”.

A concretizar-se, esta adesão adquire especial relevância no contexto sindical dos estivadores em Portugal, caracterizado por um conflito entre o SEAL e o principal sindicato dos estivadores do porto de Leixões. Um conflito em que o SEAL tem sido acusado de pressionar estivadores à filiação e promover a violência junto de estivadores que não lhe são afectos. Mas em que os seus associados, designadamente nos portos de Leixões e Caniçal (Madeira), estarão a ser discriminados em função do sindicato a que pertencem, considera o SEAL.

Paralelamente, o SEAL está envolvido num conflito laboral com as empresas de trabalho portuário do porto de Setúbal, que a ministra do Mar admitiu que está prestes a terminar por acordo, e numa greve nacional ao trabalho suplementar em todos os portos nacionais.

Entretanto, foi agendado para ontem um plenário dos estivadores de Setúbal, com a presença de trabalhadores das empresas de trabalho portuário de Setúbal – a Operestiva e a Setulset -, convocado pelo SEAL. Os mesmos trabalhadores vão também ser objecto de uma iniciativa de solidariedade que constituirá uma acção de protesto convocada para o consulado de Portugal em São Francisco, nos Estados Unidos, prevista para  13 de Dezembro, conforme anunciada na página do SEAL no Facebook.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill