O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia promove hoje um workshop sobre este projecto, dotado de quase um milhão de euros destinado à adaptação de tecnologias inovadoras nas empresas da indústria do mar
Lagostim

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL, na sigla inglesa) promove hoje, no Porto, um workshop sobre o projecto «KETmaritime» no Business2Sea – Fórum do Mar 2018 (realizado pelo Fórum Oceano), destinado a promover a divulgação das Tecnologias Facilitadoras Essenciais (Key Enabling Technologies, ou KET) e a sua potencial aplicação à indústria do mar, através da apresentação de três case studies de sucesso (dois portugueses e um espanhol), e a fomentar contactos entre empresas e potenciais colaboradores.

O «KETmaritime» é um projecto “que tem como objectivo levar a inovação e a tecnologia às empresas que operam no sector marítimo”, explica o INL, que é a sua entidade coordenadora. Dotado de um orçamento de 985 mil euros, financiado integralmente pelo programa Interreg para a zona atlântica da União Europeia, o projecto “agrega sete parceiros privados e públicos de diversas regiões da Zona Atlântica”, todos com experiência em KET, e decorre até Fevereiro de 2020.

Conforme esclarece o INL, as KET contemplam a micro e nanoeletrónica, a nanotecnologia, a biotecnologia industrial, novos materiais, fotónica e as tecnologias avançadas de fabrico. Os sete parceiros são de cinco países: Fórum Oceano (Portugal), INL (Portugal), Aimen (Espanha), Prodintec (Espanha), CIMAP (França), MSE (Reino Unido) e MaRei (Irlanda).

Os destinatários do projecto são as “pequenas e médias empresas das áreas da construção naval, reparação e manutenção de navios e portos, navegação e logística, energias renováveis marinhas, petróleo e gás, pesca e aquicultura, biotecnologia marinha, processamento de peixe, entre outras”, esclarece o INL. Tem um especial interesse para o mercado português, no qual as pequenas e médias empresas constituem a grande maioria do tecido empresarial.

Segundo apurámos junto de fonte do INL, no contexto deste projecto, até 30 de Novembro estão abertas candidaturas às pequenas e médias empresas para acesso a consultoria gratuita orientada para a aplicação de novas tecnologias nos seus negócios e a apoio técnico, humano, logístico e científico à implementação dessa tecnologia. Serão eleitas quatro empresas às quais o consórcio, com o financiamento do Interreg, prestará todo o apoio na transferência da tecnologia para o mercado, incluindo avaliação das necessidades, identificação do potencial, consultoria e introdução da própria tecnologia na actividade.

Na opinião de Daša Majcen, responsável do INL pelo projecto «KETmaritime», “o sector marítimo precisa de passar por uma transformação, alterando o seu modelo tradicional para transitar para um modelo com alto valor acrescentado apoiado na inovação e assim conseguir aproveitar as novas oportunidades que o mercado está a desenvolver”. Nesse sentido, este projecto poderá constituir um contributo importante.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill