Os últimos números da Associação Europeia de Energia Eólica (EWEA) referentes à energia eólica offshore, publicados no passado dia 2 de Fevereiro, indicam que, no ano passado, a Europa duplicou a sua capacidade.
Com 84 parques, espalhados por 11 países e com 3.230 turbinas eólicas offshore num total de capacidade combinada de 11.027 MW a energia eólica offshore é hoje responsável por 1,5% do consumo total da União Europeia.
A activação de cinco parques eólicos, três na Alemanha, um no Reino Unido e outra no Holanda contribuíram para o registo destes valores – mais 1083% do que os valores obtidos em 2014.
Feitas as contas 14 projectos foram concluídos em 2015 estando seis ainda em curso. Uma vez terminados e totalmente ligados à rede representaram um aumento de capacidade em mais 1,9 GW totalizando a capacidade da Europa em 12,9 GW.
Em termos de capacidade instalada o Reino Unido lidera de forma destacada, seguido da Alemanha e da Dinamarca. Portugal encontra-se na décima primeira posição, apenas com 2 MW.
- Mineração: importa saber o que temos e o modelo de concessões que queremos
- Nord Stream 2, energia e os dramas estratégicos da Europa
- O futuro da mineração em mar profundo
- Do Potencial das Energias Oceânicas em Portugal
- Projecto SE@PORTS apresentado amanhã em Leixões
- Impacto da mineração em mar profundo pode prolongar-se por décadas
- Agência de inovação britânica financia projecto de sistema autónomo para eólicas offshore
- Governo holandês apoia pesquisa sobre uso do metanol nos navios