Actualmente existem 3.230 turbinas, em 84 parques, espalhados por 11 países
eólica

Os últimos números da Associação Europeia de Energia Eólica (EWEA) referentes à energia eólica offshore, publicados no passado dia 2 de Fevereiro, indicam que, no ano passado, a Europa duplicou a sua capacidade.

Com 84 parques, espalhados por 11 países e com 3.230 turbinas eólicas offshore num total de capacidade combinada de 11.027 MW a energia eólica offshore é hoje responsável por 1,5% do consumo total da União Europeia.

A activação de cinco parques eólicos, três na Alemanha, um no Reino Unido e outra no Holanda contribuíram para o registo destes valores – mais 1083% do que os valores obtidos em 2014.

Feitas as contas 14 projectos foram concluídos em 2015 estando seis ainda em curso. Uma vez terminados e totalmente ligados à rede representaram um aumento de capacidade em mais 1,9 GW totalizando a capacidade da Europa em 12,9 GW.

Em termos de capacidade instalada o Reino Unido lidera de forma destacada, seguido da Alemanha e da Dinamarca. Portugal encontra-se na décima primeira posição, apenas com 2 MW.

 

 

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill