Depois de ter enfrentado dificuldades em encontrar profissionais para a sua nova unidade em Sever do Vouga, que abriu em Junho, a empresa decidiu criar uma formação à medida das suas necessidades
ASM Industries

Em Novembro, a ASM Industries vai promover um programa de formação gratuito (skills program) na área de produção de torres eólicas “para colmatar a escassez de profissionais qualificados no mercado”, segundo refere em comunicado. As matérias a ministrar serão “Oxicorte, Calandragem, Soldadura e Serralharia, essenciais à actividade da ASM”, e os formandos que tiverem aproveitamento terão emprego assegurado na empresa com um valor para início de contrato superior ao salário mínimo nacional.

“Ainda este ano abrimos uma nova unidade de produção para a qual necessitaríamos de contratar 50 colaboradores, e só conseguimos contratar metade, pelo que esta solução nos pareceu a mais indicada, permitindo-nos receber pessoal não qualificado, que formamos internamente, esclarece Adelino Costa Matos, CEO da ASM Industries.

De acordo com a empresa, a formação “será ministrada na ASM Energia, em Sever do Vouga, em grupos de quatro (mínimo) a oito pessoas (máximo), dependendo das candidaturas, nas vertentes teórica e prática: 16 horas em sala de formação teórica, 160 horas de prática em bancada na escola de soldadura e 160 horas de prática em contexto real de trabalho”. Estão previstas “novas edições a cada dois meses, prevendo-se formar cerca de 100 pessoas no espaço de dois anos”, refere a empresa.

A formação será ministrada pelo “Director de Operações da ASM, engenheiro de soldadura internacional e formador do ISQ, para além de uma equipa de três engenheiros de soldadura da empresa, executantes com experiência comprovada e com competências didáticas, e ainda os supervisores de produção, profissionais com grande experiência que trabalham no chão de fábrica há mais de 30 anos”, sublinha a empresa.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill