É inaugurado hoje o sistema radar «Costa Segura», em Vila Real de Santo António, sendo realizado para o efeito um pequeno exercício de salvamento marítimo, monitorizado através do novo sistema.

O Sistema Costa Segura tem por objectivo a obtenção de conhecimento situacional das zonas costeiras e litorais sob jurisdição das capitanias, recorrendo a um sistema integrado de sensores, efectivo mas de baixo custo, que permite promover a segurança da navegação, suportar acções de busca e salvamento e apoiar acções de combate à poluição.

​Para exemplificar as valências do sistema «Costa Segura», será realizado um exercício de salvamento marítimo, em que uma lancha irá simular uma embarcação de pesca que sofreu um rombo, no seguimento do embate num tronco, no rio Guadiana. Esse incidente irá desencadear a rápida intervenção dos meios da Autoridade Marítima Nacional, numa acção coordenada pelo Capitão do Porto de Vila Real de Santo António, como Comandante das Operações de Socorro, que monitorizará toda a acção através do sistema “Costa Segura”, na Capitania do Porto de Vila Real de Santo António.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill