A equipa da Polícia Marítima iniciou ontem uma nova operação conjunta Poseidon 2017, no Mar Egeu, na ilha grega de Lesbos, no âmbito da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira – Frontex.

A operação Poseidon tem, como se sabe, a missão de controlo e vigilância das fronteiras marítimas e combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das competências das funções de guarda costeira europeia.

​​​Para esta nova missão da Polícia Mar, prevista para decorrer até ao dia 31 de Outubro, foram destacados 11 agentes, duas embarcações de alta velocidade e uma viatura de vigilância costeira, com sistema radar. Para apoio técnico a estes meios, foram igualmente enviados dois militares da Direcção de Faróis.

A Polícia Marítima conta ainda com um elemento destacado no Centro de Coordenação Internacional, em Piréus, na Grécia, com as funções de oficial de ligação entre a equipa e a agência Frontex.

Através da Frontex, a Polícia Marítima irá apoiar várias organizações, nomeadamente a Agência Europeia de Segurança Marítima, a Agência Europeia de Controlo das Pescas, a EUROPOL e a Guarda Costeira Grega, para além das organizações não governamentais, presentes na área de operação.​

Entretanto, Fuzileiros da Unidade de Operações Especiais da Marinha Portuguesa, do Destacamento de Ações Especiais (DAE), irão participar igualmente no Exercício Flaming Sword, na Lituânia, integrado numa unidade norte-americana de SEAL’s, estando previsto o desenvolvimento de operações de reconhecimento e combate sob os mais elevados padrões de exigência, encontrando-se o Exercício a decorrer já desde ontem e prolongando-se até ao próximo dia 18.

O tema do Exercício Flaming Sword será a defesa dos países bálticos pela NATO, participando diversas unidades de operações especiais de referência no seio da Aliança, sendo desenvolvidas operações convencionais e não-convencionais em ambiente marítimo, costeiro e terrestre.

A iniciativa representa também uma oportunidade para o incremento da interoperabilidade entre forças especiais congéneres no seio da NATO.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill