A operação Poseidon tem, como se sabe, a missão de controlo e vigilância das fronteiras marítimas e combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das competências das funções de guarda costeira europeia.
Para esta nova missão da Polícia Mar, prevista para decorrer até ao dia 31 de Outubro, foram destacados 11 agentes, duas embarcações de alta velocidade e uma viatura de vigilância costeira, com sistema radar. Para apoio técnico a estes meios, foram igualmente enviados dois militares da Direcção de Faróis.
A Polícia Marítima conta ainda com um elemento destacado no Centro de Coordenação Internacional, em Piréus, na Grécia, com as funções de oficial de ligação entre a equipa e a agência Frontex.
Através da Frontex, a Polícia Marítima irá apoiar várias organizações, nomeadamente a Agência Europeia de Segurança Marítima, a Agência Europeia de Controlo das Pescas, a EUROPOL e a Guarda Costeira Grega, para além das organizações não governamentais, presentes na área de operação.
Entretanto, Fuzileiros da Unidade de Operações Especiais da Marinha Portuguesa, do Destacamento de Ações Especiais (DAE), irão participar igualmente no Exercício Flaming Sword, na Lituânia, integrado numa unidade norte-americana de SEAL’s, estando previsto o desenvolvimento de operações de reconhecimento e combate sob os mais elevados padrões de exigência, encontrando-se o Exercício a decorrer já desde ontem e prolongando-se até ao próximo dia 18.
O tema do Exercício Flaming Sword será a defesa dos países bálticos pela NATO, participando diversas unidades de operações especiais de referência no seio da Aliança, sendo desenvolvidas operações convencionais e não-convencionais em ambiente marítimo, costeiro e terrestre.
A iniciativa representa também uma oportunidade para o incremento da interoperabilidade entre forças especiais congéneres no seio da NATO.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio