Comando Naval

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo é o novo Comandante Naval. A sua missão consiste na “preparação, aprontamento e sustentação das forças e meios da componente operacional do sistema de forças, competindo-lhe o planeamento, apoio à decisão e controlo da execução das missões que lhe são atribuídas”, esclarece a Marinha.

Ao Comando Naval cabe igualmente a chefia operacional “das forças e unidades operacionais, no âmbito das missões particulares aprovadas; das missões reguladas por legislação própria; e de outras missões de natureza operacional que lhe sejam atribuídas”.

No âmbito das suas atribuições, o Comandante Naval deve ainda “garantir uma esquadra pronta com uma maior presença no mar, apostando na manutenção dos navios, na formação e treino das guarnições e na cooperação com a Autoridade Marítima Nacional”.

A entrega de comando realizou-se no dia 12 de Janeiro na Base Naval de Lisboa, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional (CEMA e AMN), almirante António Silva Ribeiro.

 

NOTA: Foto retirada do site da Marinha

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill