No passado dia 2 de Julho, o Contra-almirante Carlos Ventura Soares foi empossado como Diretor-geral do Instituto Hidrográfico (IH), substituindo no cargo o Contra-almirante António Coelho Cândido,em cerimónia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Mendes Calado.
Com 54 anos, o novo Director-geral do IH concluiu o curso de Marinha – Ramo de Oceanografia em 1986, frequentou os cursos de Especialização de Oficiais em Hidrografia e de Engenheiro Geógrafo, tendo exercido funções no mar e em terra.
Entre as suas múltiplas funções, já exerceu os cargos de Director Técnico do IH (2006-2012), Director de Documentação e adjunto do Director-geral do IH (2013-2014), Director de Faróis (2014-2016), as funções de Director do Instituto de Socorros a Náufragos (2014-2015) e Subdirector-geral da Autoridade Marítima e, por inerência, 2º Comandante-Geral da Polícia Marítima (2016-2018).
Representou Portugal, a Autoridade Marítima Nacional, a Marinha e o Instituto Hidrográfico em vários centros internacionais de âmbito militar e científico, incluindo a representação nacional no Comité Científico do NATO Undersea Research Centre (2001-2006). É autor de comunicações e publicações em ciências do mar e políticas e estratégias marítimas e já foi distinguido com louvores e condecorações.
Foto retirada do portal oficial da Marinha
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio