Simpósio reúne 150 especialistas em Margem Ibérica Atlântica em 11 sessões temáticas, durante as quais serão feitas 138 apresentações científicas
Do*Mar

Desde hoje e até 6 de Setembro, decorre o IX Simpósio da Margem Ibérica Atlântica (MIA), no auditório da Faculdade de Ciências Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), sob o mote «Da Zona Costeira ao Oceano Profundo — Oportunidades e Desafios».

Organizado conjuntamente pelo Departamento de Ciências da Terra da FCTUC e do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, o evento reúne “cerca de 150 especialistas de vários países que trabalham na Margem Ibérica Atlântica, nos domínios da Oceanografia, Geologia, Biologia e Hidráulica”, esclarece a FCTUC.

De acordo com Pedro Proença e Cunha, da comissão organizadora, as 138 comunicações científicas distribuídas por 11 sessões temáticas “permitirão conhecer os mais recentes desenvolvimentos da investigação em diversificadas temáticas com interações oceano-atmosfera-continente: alterações climáticas, variações do nível do mar e impactos nas zonas costeiras, recursos geológicos marinhos, poluição do mar, tectónica ativa, vulcanismo, preservação da biodiversidade e conservação do património geológico, ordenamento do território, construção e manutenção de obras de engenharia costeira, gestão de riscos naturais e tecnológicos, entre outros”, todas com “implicações muito significativas para a valorização e salvaguarda da zona económica exclusiva marítima portuguesa”.

Segundo os organizadores, “para além de duas conferências plenárias, o simpósio conta também com duas mesas redondas focadas em problemas de investigação relevantes para o conhecimento da Margem Ibérica Atlântica”. Uma será sobre «Investigação científica, Recursos geológicos, Biodiversidade e Poluição na Margem Ocidental Ibérica» e outra sobre «Tectónica ativa na Península ibérica e áreas marinhas adjacentes».

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill