Com o intuito de criar uma nova realidade para as embalagens plásticas, mais de 250 organizações internacionais assinaram um compromisso global para erradicar o desperdício e a poluição por plásticos.
Our Ocean

Plásticos são o presente mas não poderão ser o futuro. E por isso, mais de 250 organizações internacionais assinaram um compromisso global para erradicar o desperdício e a poluição por plásticos, denominado “Uma linha na areia”, oficialmente lançado na Our Ocean Conference, ontem, em Bali.

“A crise do plástico só poderá ser solucionada com o esforço conjunto de todos os actores chave do sistema”, como afirma Pavan Sukhdev, presidente da World Wide Fund for Nature (WWF) International, por isso, com o objectivo de criar uma nova realidade para as embalagens plásticas, o compromisso, liderado pela Ellen MacArthur Foundation, em colaboração com a ONU Ambiente, apresenta signatários que, em conjunto, representam 20% de todas as embalagens plásticas produzidas globalmente.

Entre eles, estão grupos como H&M, L’Óréal, Mars, Incorporated, Natura Cosmetics, PepsiCo, The Coca-Cola Company ou Unilever. E com vários apoios, desde o WWF, ao Fórum Económico Mundial, The Consumer Goods Forum (uma organização liderada por CEOs que representa 400 retalhistas e fabricantes de 70 países), 40 universidades, instituições e académicos. Em valor, já perfazem um total de cerca de 175 milhões de euros, assegurados por cinco fundos de investimento para criar uma economia circular para o plástico.

Entre os objectivos concretos estão o de eliminar embalagens plásticas problemáticas ou desnecessárias; inovar para garantir que 100% das embalagens plásticas possam ser reutilizadas, recicladas ou compostadas com facilidade e segurança até 2025; e circular o plástico produzido, aumentando consideravelmente a quantidade de plásticos reutilizados ou reciclados e transformados em novas embalagens ou produtos.

Note-se que as metas serão revistas a cada 18 meses, esperando-se um crescimento exponencial na ambição do projecto nos próximos anos, sendo que os resultados serão divulgados anualmente, através de publicações transparentes que as empresas se disponibilizaram a difundir.

“Sabemos que limpar as nossas praias e oceanos é essencial, mas isso não impede a maré de plásticos que invade os oceanos todos os anos. É preciso redireccionar o nosso olhar para a origem desse fluxo. O Compromisso Global por uma Nova Economia do Plástico é uma linha na areia, com empresas, Governos e outros ao redor do mundo, unindo-se em torno de uma visão clara do que precisamos para criar uma economia circular do plástico. Esse é apenas um passo no que será́ uma jornada desafiadora, mas que poderá́ gerar grandes benefícios para a sociedade, a economia e o ambiente. Eu encorajo todas as empresas e Governos a irem mais além e embarcarem numa trajectória de inovação na criação de uma economia circular do plástico. Uma em que esse material nunca se torne resíduo ou poluição”, explicou Dame Ellen MacArthur, Fundadora da Ellen MacArthur Foundation.

Apesar de investigadores estimarem que mais de 8.3 mil milhões de toneladas de plástico tenham sido produzidas no início dos anos 1950, esta é uma tendência que, se continuar, em 2050 poderá significar que haja no mar mais plásticos do que peixes, e, tal indústria do plástico responderá por 20% do consumo total mundial de petróleo. A realidade dos oceanos pode mudar, a questão é se para melhor ou para pior.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill