A atribuição foi anunciada em Bali, na Indonésia, na 5ª Conferência Our Ocean, que ali decorre até hoje
Portos dos Açores

A União Europeia (UE) anunciou ontem, na 5º Conferência Our Ocean, que termina hoje, em Bali, na Indonésia, a atribuição de 300 milhões de euros para cumprir o objectivo de ter oceanos limpos, saudáveis e seguros”, conforme refere a Comissão Europeia (CE) em comunicado.

Segundo a informação prestada, este valor será aplicado em “iniciativas financiadas pela UE, que incluem projectos para combater a poluição pelo plástico, tornar a economia azul mais sustentável e melhorar a investigação e a vigilância marítima”, num total de 23 projectos.

“Os 23 novos compromissos incluem 100 milhões de euros para projectos de investigação e desenvolvimento (I&D) destinados a combater a poluição pelos plásticos e 82 milhões de euros para a investigação marinha e marítima, tais como a avaliação dos ecossistemas, a cartografia dos fundos marinhos e sistemas aquícolas inovadores”, refere a CE.

A medida da UE contempla também 18,4 milhões de euros de investimento para tornar a economia azul europeia mais sustentável. O programa Copérnico surge à cabeça da lista dos 23 compromissos, com um alargamento do financiamento em mais 12,9 milhões de euros (para segurança marítima e serviços de pesquisa de ambientes costeiros), a juntar aos 27 milhões que lhe foram atribuídos na conferência Our Ocean de 2017.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill