A degradação dos ecossistemas marinhos, a poluição de plásticos, a pesca insustentável, a extracção de recursos marinhos não renováveis e a crescente salinidade estão a levar os oceanos à exaustão. Num relatório recente financiado pela Agência de Sustentabilidade Abu Dhabi e pelo Departamento de Desenvolvimento Económico Abu Dhabi, demonstram-se as iniciativas que devem ser levadas a cabo para evitar que seja este o rumo dos oceanos, principalmente o Índico, segundo o Safety4Sea.
Traçar uma rota para a sustentabilidade do oceano é o essencial. E com este relatório, denominado «Traçando uma Rota para a Sustentabilidade dos Oceanos no Arco do Índico» pode concluir-se que este progresso pode e deve ser realizado num prisma de desenvolvimento por parte dos Estados.
Os desafios colocados no relatório passam por fazer emergir tecnologias neste sentido. Através da aprendizagem com os casos de estudo, há que mapear um caminho através dos esforços dos Governos, do sector privado e das organizações multilaterais sob três pilares: governança, finanças e inovação.
- Ainda o dilema da Mineração em Mar Profundo
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra