Um estudo recente realizado pela NASA mostrou que o aquecimento dos oceanos tropicais pode levar a um aumento substancial de tempestades até ao final do século. De acordo com o estudo, as tempestades extremas (usualmente com 3 milímetros de chuva por hora numa área de 25 quilómetros) são formadas quando a temperatura da superfície do mar é superior a 28 graus celsius.
“É do senso comum que as tempestades mais agressivas aumentarão com a subida das temperaturas. Até porque as mesmas ocorrem tipicamente na estação mais quente do ano”, explicou Hartmut Aumann, do Laboratório NASA’s Jet Propulsion, na Califórnia. “Mas os nossos dados fornecem a primeira estimativa quantitativa de quanto devem estas mesmas tempestades aumentar, pelo menos tendo em conta os oceanos tropicais”, refere aquele responsável.
O que projectam, neste sentido, os modelos climáticos é que, com o aumento constante do dióxido de carbono na atmosfera (1% ao ano), as temperaturas da superfície dos oceanos tropicais poderão subir até 2,7 graus Celsius. Pelo que a equipa conclui que se tal acontecesse, a frequência de tempestades extremas aumentaria até 60% na época.
- Ainda o dilema da Mineração em Mar Profundo
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra