O sistema foi desenvolvido pela Fundação Waste Free Oceans e envolve pescadores locais e as suas embarcações
Our Ocean

As Direcções Regionais das Pescas e dos Assuntos do Mar dos Açores, em parceria com Fundação Waste Free Oceans e a Associação Sete Mares dos Açores, testaram, pela primeira vez, uma tecnologia inovadora para recolher a recolha de plástico no mar e que envolve a comunidade piscatória local.

O sistema denomina-se Clean Up the Azores, foi desenvolvido pela Fundação Waste Free Oceans e traduz-se num dispositivo semelhante a uma rede de arrasto que recolhe lixo na superfície do mar, com recurso a uma acção de realizada por pescadores locais com as suas embarcações. Segundo explicado pelo Executivo açoriano, “todo o plástico recolhido é transformado em pequenas células e é reciclado e depois fará parte de uma peça de mobiliário”, numa lógica de economia circular.

O primeiro teste foi realizado em Rabo de Peixe, nos Açores, e mais se irão realizar até Dezembro, estando prevista a realização de 10 testes. Depois disso, a iniciativa será replicada noutros portos de pesca e noutras ilhas do arquipélago. Neste momento, colaboram no projecto duas embarcações, financiadas pela Waste Free Oceans.



2 comentários em “Tecnologia inovadora de recolha de plástico do mar testada em Rabo de Peixe”

  1. Avelino Freitas diz:

    É verdade.

  2. Pedro Jorge diz:

    Bom dia

    Iniciativa interessante. Pena é que outras já implentadas e a funcionar não sejam devidamente mediatizadas. Refiro o protocolo DOCAPESA, Associação Portuguesa Lixo Marinho, Autarquias, empresas de valorização e associações de pesca, em que as nossas embarcações são munidas de contentires justamente para a recolha de lixo marinho e depois entrega quando em Porto.

    ADAPI – Associação dos Armadores de Pescas Industriais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill