A conclusão do acordo deverá ocorrer durante a visita do Presidente suíço à China
One Belt, One Road

A Suíça prepara-se para concluir o acordo para aderir ao projecto chinês «Uma Faixa, Uma Rota» (também conhecido por One Belt, One Road, ou Belt and Road Initiative), aproveitando para o efeito a deslocação do seu Presidente, Ueli Maurer, à China, nos próximos dias 28 e 29 de Abril, acompanhado por uma delegação de empresários e representantes do meio financeiro, refere o Safety4Sea.

Segundo a publicação, o Presidente suíço estará na segunda grade cimeira do projecto, que reunirá cerca de 40 dirigentes de todo o mundo. Todavia, esta aproximação ao projecto chinês, que se segue à de outros Estados ocidentais, como a Grécia e, mais recentemente, a Itália, preocupa a União Europeia (a que a Suíça não pertence) e os Estados Unidos, pela influência que pode representar por parte de Pequim nos planos económico e político do Ocidente.

A publicação lembra também que a Suíça é o primeiro Estado ocidental a assinar um acordo de livre comércio com a China. Segundo a Safety4Sea, o Governo suíço comentou a adesão ao «Uma Faixa, Uma Rota», reconhecendo que o objectivo é reforçar a cooperação no comércio, investimento e financiamento de projectos em mercados de países terceiros integrados na iniciativa.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill