Lev Fengding, Conselheiro de Política Externa do Governo Chinês, esteve em Portugal e anunciou o interesse de inclusão do Porto de Sines na nova Rota da Seda.
APLOP

O Porto de Sines, segundo Lev Fengding, Conselheiro de Política Externa do Governo Chinês que esteve em Portugal o emblemático Porto de Águas profundas da Costa Alentejana, anunciou o potencial interesse da China o vir a incluir na designada nova Rota da Seda, o ambicioso projecto lançado por Xi Jinping em 2013, «Uma Faixa, Uma Rota», para ligar a China à Europa e África.

Como se sabe, esse projecto, além das infra-estruturas ferroviárias, tem como ponto central os portos, área onde Pequim tem vindo a investir significativamente, sendo os mais recentes casos na Europa, além do Piréu, na Grécia, os interesses em Antuérpia, Bélgica, e Roterdão, Holanda, entre outros, como, por exemplo, os investimentos que estão dispostos a realizar na privatização de linhas de caminh- de-ferro na Gécia.

Uma iniciativa para a qual a China já constituiu, em 2014, um fundo dotado com um valor na casa dos 40 mil milhões de dólares, cerca de 35,36 mil milhões de euros.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill