A Seismic Workboats já testou a sua primeira lancha de combate à poluição de derrame de hidrocarbonetos, com pleno êxito.

A primeira lancha de combate à poluição de derrame de hidrocarbonetos da empresa SWB – Seismic Workboats, uma empresa portuguesa fundada em 2014 com sede em Peniche, já foi testada com pleno êxito durante o exercício de combate à poluição no meio marinho por hidrocarbonetos, designado Atlantic POLEX.PT 2016, levado a cabo pela Autoridade Marítima Nacional em Portimão, em Outubro passado.

Como revelado agora pela empresa, ao longo do teste da nova embarcação, construída nos Estaleiros Navais de Peniche, com projecto e concepção de equipas de engenharia de Portugal, Inglaterra, Estados Unidos e Noruega, possui uma estrutura com reforços em fibra de carbono e uma especial rigidez que permite atingir níveis de ruído e vibração muito inferiores aos dos seus concorrentes, nomeadamente os construtores Noruegueses, apresentando também uma extraordinária estabilidade que lhe permite efectuar as operações de combate à poluição de derrame de hidrocarbonetos, com máxima segurança.

Como destaca igualmente Filipe Duarte, um dos responsáveis pelo projecto e pela SWB, a nova lancha encontra-se dotada de uma hélice de passo controlável que lhe permite atingir uma velocidade alta e, por outro lado, rebocar com elevada eficiência as barreiras e contenção de hidrocarbonetos, destacando-se sempre, como referido, pela elevada estabilidade e consequente segurança em operação.

Com a conclusão desta primeira lancha da SWB, um projecto orçado na ordem de meio milhão de euros, envolvendo 12 pessoas na área de projecto e 15 na área da construção, foi igualmente aprovado um outro projecto no âmbito do Programa Portugal 2020 para o desenvolvimento de uma embarcação de combate à poluição capaz de operar em ambientes perigosos, nomeadamente para resposta a acidentes químicos.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill