No Dia de Natal, a fragata HMS St Albans, da Marinha britânica (Royal Navy), escoltou o navio de guerra russo Admiral Gorshkov, que passava ao largo do Mar do Norte, perto das águas do Reino Unido, informa-se em comunicado.
Esta passagem coincidiu com uma época festiva movimentada próximo das águas do Reino Unido, com um aumento da navegação russa na região, refere a Royal Navy. O HMS Tyne foi também chamado para escoltar um outro navio russo, de pesquisa, e outros dois navios foram encontrados e escoltados pelo helicóptero 815 do Esquadrão Naval do Ar.
“Eu não hesitarei em defender as nossas águas nem tolerarei qualquer forma de agressão. A Grã-Bretanha nunca mais se sentirá intimidada no que respeita à protecção do seu próprio país ou das suas pessoas, bem como dos seus interesses nacionais”, referiu o Secretário de Defesa do Reino Unido, Gavin Williamson, citado pela Marinha britânica.
Esta vigilância pode enquadrar-se nas tensas relações entre a Grã-Bretanha e a Rússia, nomeadamente depois do Ministro das Relações Externas, Boris Johnson, ter afirmado que a Rússia se tinha intrometido nas eleições estrangeiras, não havendo no entanto provas de tal sucedido, refere o Maritime Executive.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio