Foi lançado um projecto internacional para apoiar a IMO (Organização Marítima Internacional) na sua missão de induzir o sector do transporte marítimo a reduzir as emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), segundo o Maritime Executive.
Denominado GreenVoyage-2050, este projecto, que é uma parceria entre a IMO e o Governo da Noruega (que investiu quase um milhão de euros), estará activo durante um período experimental de dois anos, demonstrando e testando soluções técnicas para reduzir as emissões de GEE.
Espera-se que o projecto, que se pretende desenvolver inclusivamente nos países em desenvolvimento, chegue a, pelo menos, 50 países de todo o mundo. Tanto para o sector público como para o sector privado, esperam-se inicialmente oito países, de cinco regiões de alta prioridade: Ásia, África, Caraíbas, América Latina e Pacífico. O projecto procurará parcerias como o Green Shipping Program, da Noruega, com o intuito de aproveitar os resultados para encorajar a introdução progressiva de soluções.
O Secretário-geral da IMO, Kitack Lim, referindo-se ao projecto como uma resposta ao apelo da IMO e às necessidades do mundo, comentou: “Outro dos objectivos mais importantes deste projeto é estimular esforços globais para melhorar a gestão do conhecimento global e a partilha de informações para a acção climática e oceanos sustentáveis. Neste momento de maior conectividade e avanços tecnológicos mais rápidos do que nunca, não posso enfatizar o suficiente como o lançamento deste projecto é oportuno”.
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra
- Cientistas marinhos reivindicam atenção dos governos