Se regressarem ao Governo na próxima legislatura, PSD e CDS-PP pretendem promover um investimento produtivo de mil milhões de euros até 2020 nas pescas, transformação de pescado e aquicultura, suportado pelo MAR2020, conforme consta do seu programa eleitoral.
No quadro das suas propostas para desenvolver a economia azul, a coligação também pretende aumentar a cobertura dos produtos de pesca para 75 por cento em 2020 e desenvolver um programa de financiamento de empreendedorismo no quadro do MAR2020, entre outras medidas.
Ainda no domínio da política marítima, a coligação PSD/CDS-PP propõe afirmar Portugal como “logistic hub”, abrir a pilotagem portuária à iniciativa privada e subsidiar as deslocações por via marítima de residentes e estudantes das Regiões Autónomas ao Continente e entre as próprias regiões, alem de outras propostas.
A coligação pretende ainda sugerir a criação de uma plataforma portuária da CPLP composta por um terminal ou uma Administração Portuária de cada Estado membro. O objectivo seria triplo: aumentar o comércio, criar novas rotas comerciais e reforçar a posição geo-estratégica de Portugal.
- Só a criação de um Escol pode dar Vida Nova a Portugal
- Portugal: Visão Estratégica vs Cabos Submarinos
- Portugal como nó Crucial de Amarração de Cabos Submarinos
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África